Vodafone e PT anunciam acordo de partilha de fibra óptica

Publicado em 22/07/2014 01:14 em Destaques

A Vodafone Portugal e a PT anunciaram a assinatura segunda-feira de um acordo de desenvolvimento e partilha de rede de fibra óptica, que permitirá aos dois operadores disponibilizar ofertas sobre rede partilhada no fim de 2014.

Em comunicados, a Portugal Telecom e a Vodafone indicam que o acordo abrange a partilha de rede de fibra escura (fibra óptica já instalada mas que não está activa) em cerca de 900 mil casas, em que cada uma das empresas partilha com a outra cerca de 450 mil casas.

A Vodafone Portugal sublinha que o acordo lhe permitirá chegar a mais 450 mil casas com fibra óptica até casa (FTTH), o que reforça o seu plano de expansão para chegar com aquela tecnologia a 2 milhões de casas até 2015.

A PT assinala que o MEO aumenta o potencial de penetração dos seus produtos e serviços nos vários segmentos de mercado.

Os dois operadores salientam que manterão «total autonomia e flexibilidade» no desenho das suas ofertas de retalho, com garantia da confidencialidade da informação do cliente, e observam que o acordo permite uma maior dinamização do mercado.

A partilha de redes de fibra óptica é de há muito uma estratégia da Vodafone Portugal. A Vodafone e a Optimus tiveram inicialmente prevista uma empresa comum de fibra óptica, projecto que não se concretizou, sendo substituído por um acordo de partilha das redes ópticas dos dois operadores. Esse acordo veio a terminar com a fusão entre a ZON e Optimus, que deu origem à empresa actualmente designada por NOS.

Ainda sem comentários