Ericsson demonstra tecnologia 5G a 5 Gbps

Publicado em 11/07/2014 02:08 em Destaques

O fabricante de equipamentos e soluções para redes de telecomunicações Ericsson anunciou uma demonstração de tecnologia de quinta geração móvel (5G) pré standard na frequência dos 15 gigahertz (GHz) a uma velocidade de 5 gigabits por segundo (Gbps).

Em comunicado, a Ericsson adianta que a experiência, que utilizou uma interface rádio inovadora e tecnologia MIMO (input múltiplo, output múltiplo) avançada, foi acompanhada por altos responsáveis dos operadores NTT DOCOMO (Japão) e da SK Telecom (Coreia do Sul).

A Ericsson sublinha que o lançamento comercial da tecnologia 5G está previsto para 2020 mas que atingiu no teste velocidades reais de 5 Gbps numa rede, capacidade que é crítica para responder ao crescimento potencial da procura de banda para tráfego de dados.

A Ericsson prevê que em 2019 cerca de 85% dos utilizadores norte-americanos utilizem tecnologia móvel de quarta geração LTE, o que permitirá que a América do Norte seja das primeiras regiões do mundo a adoptar o 5G, a que se juntarão o Japão e a Coreia do Sul.

A Coreia do Sul tem actualmente a mais alta penetração da tecnologia LTE do mundo, que excede os 50%.

Ainda sem comentários