Preços de roaming desceram fortemente na UE

Publicado em 02/07/2014 01:06 em Operadores / Serviços

Os preços do roaming de dados móveis desceram para menos de metade a partir de 1 de Julho na União Europeia e todos os restantes custos de roaming sofreram reduções superiores a 20%, indicou a Comissão Europeia.

Em comunicado, a CE adianta que o preço do download de dados móveis baixou de 45 cêntimos de euro por megabyte (Mb) para 20 cêntimos por Mb, uma redução de 55,5%, e o custo de enviar um SMS baixou de 8 para 6 cêntimos, sempre valores sem IVA.

O preço das chamadas efectuadas em roaming baixa 21%, de 24 para 19 cêntimos de euros (sem IVA) por minuto, e o roaming para recepção de uma chamada noutro país da União desce de 7 para 5 cêntimos (sem IVA) por minuto.

As tarifas de roaming estavam no seu nível máximo em 2007, quando a UE começou a baixar os preços e, desde então, os preços dos serviços de roaming caíram 80 a 90 %.

A Comissão europeia está a estudar a adopção do Regulamento Continente Ligado que preconiza a eliminação total do roaming para proteger os consumidores e garantir uma Internet acessível e uma melhor protecção dos utilizadores europeus de banda larga.

A Itália, que assumiu a 1 de Julho a presidência rotativa da União Europeia, já manifestou a intenção de aprovar aquele regulamento até ao fim de 2014 sem ceder a pressões de operadores para o modificar.

Ainda sem comentários