Intel anuncia nova arquitectura de processadores para servidores

Publicado em 24/06/2014 01:26 em Destaques

A multinacional fabricante líder de semicondutores Intel anunciou segunda feira uma re arquitectura dos processadores para servidores de elevado desempenho, que tem o nome de código «Knights Landing» e deverá estar disponível no segundo semestre de 2015.

Em comunicado, a Intel indica que a próxima geração dos processadores Intel Xeon Phi, agora anunciada, deverá aumentar o desempenho em até três vezes face à geração actual e reduzir o consumo de energia.

Acrescenta que a nova plataforma incluirá a tecnologia de interligação «Omni Scale Fabric», que torna mais rápida a transferência de dados, reduz a latência e aumenta a eficiência, que será integrada na nova geração de Xeon Phi e em futuros processadores Intel Xeon com tecnologia de 14 nanometros (nm).

A Intel observa que o «knights Landing» é compatível com a actual tecnologia Xeon e, quem quiser uma actualização rápida sem actualizar outros componentes, pode implementar separadamente o novo processador e a tecnologia «Omni Scale Fabric».

A Intel indica que o «Knights Landing» incluirá 16 gigabytes (Gb) de memória «on-package», desenvolvida em parceria com a Micron, e tem uma eficiência energética até cinco vezes superior à actual geração.

A multinacional recorda que tem uma quota de 85% nos processadores para computadores de elevado desempenho (HPC - High Performance Computers).

Ainda sem comentários