Identificação das contas Apple é alvo para cibercriminosos

Publicado em 14/06/2014 00:53 em Segurança Informática

Os cibercriminosos estão a visar como alvo os ID e palavras passe das contas Apple e há utilizadores que encontraram os iPhones bloqueados com um pedido de resgate de 100 dólares para desbloquearem o aparelho, revelou a Trend Micro.

A companhia de segurança informática afirma que as mensagens são assinadas por Oleg Pliss, mas este nome corresponde na realidade a um desenvolvedor da Oracle cujo nome terá sido abusivamente utilizado pelos piratas informáticos.

A Trend Micro revela no seu blogue que os utilizadores australianos do iPhone têm sido dos mais afectados por aquele esquema criminoso.

A companhia afirma que os ataques estão a ser realizados utilizando a aplicação «Find my iPhone» para mandar uma mensagem para o utilizador e bloquear o telemóvel, o que implica acesso às credenciais da vítima, que podem ter sido conseguidas por engenharia social ou aproveitando a reutilização de passwords.

A Trend Micro recorda que seria possível recuperar deste ataque utilizando o «backup» no iTunes mas a maioria dos donos de iPhone nunca utilizaram esta possibilidade.

A empresa de segurança informática dá três conselhos aos utilizadores de iPhones, semelhante à que dá para todas as contas: não reutilizem palavras passe, usem palavras passe seguras e sempre que possível activem funcionalidades de segurança como a dupla verificação.

Ainda sem comentários