Apple lança iOS 8 no Outono

Publicado em 03/06/2014 11:46 em Destaques

A Apple anunciou segunda-feira o lançamento do novo sistema operativo iOS 8 no próximo Outono e desde já do iOS 8 SDK para programadores que desenvolvem aplicações para o sistema operativo móvel da marca da maçã.

Em comunicados, a Apple afirma que este é o maior lançamento desde a criação da Apple App Store e vai permitir «uma experiência de utilização mais simples, mais rápida e mais intuitiva».

Indica que o iOS 8, entre outras novas funcionalidades, inclui uma «iCloud Photo Library», que permite ver fotos e vídeos em diversos dispositivos do utilizador, novas funcionalidades do «Messages», para facilmente partilhar voz, vídeos e fotografias, uma aplicação «Health» (saúde) inteiramente nova, para ter os dados de saúde e «fitness» acessíveis numa só localização, e o novo teclado virtual «QuickType».

A nova aplicação de saúde permite concentrar num único local a informação contida em várias aplicações de saúde e fitness, explica a empresa da maçã.

O iOS 8 introduz, também, o «Family Sharing», que permite partilhar com outras pessoas da família, num máximo de seis pessoas, compras feitas nas lojas online da Apple iTunes, iBooks ou App Store, assim como fotos e agendas, com funcionalidades de controlo parental.

A Apple adianta que, para as empresas, o iOS 8 melhora a forma como os utilizadores são informados sobre as configurações e a gestão dos seus dispositivos e as restrições de uso.

Garante condições de gestão e segurança aumentadas, maiores níveis de protecção de dados, e novas funcionalidades de produtividade, incluindo a possibilidade de saber se os colegas de trabalho estão disponíveis, acrescenta.

A Apple indica que iOS 8 estará disponível para actualização gratuita para iPhone 4S, 5, 5C e 5S, para a quinta geração do iPOD Touch e para os iPad 2, iPad com ecrã Retina, iPad Air, iPad Mini e iPad míni com ecrã Retina e adverte que algumas funcionalidades poderão não estar disponíveis para todos os países.

Em relação ao iOS 8 SDK e iOS 8 Beta, afirma que estão disponíveis para todos os desenvolvedores de aplicações membros do Programa para iOS.

Revela que o iOS 8 SDK é a maior actualização de sempre para programadores iOS, com mais de 4 mil novas API (Application Programming Interface), que vão permitir aos desenvolvedores criar novas aplicações com funcionalidades sem precedentes, e tem uma nova tecnologia gráfica que maximiza o desempenho dos processadores mais poderosos.

Ainda sem comentários