Intel assinou acordo estratégico com Rockchip

Intel assinou acordo estratégico com RockchipPublicado em 01/06/2014 23:37 em Indústria

A Intel anunciou um acordo estratégico com a empresa chinesa Rockchip que visa expandir e acelerar o ritmo de chegada ao mercado de soluções de arquitectura para tablets Android de entrada de gama, baseadas em Intel.

A Rockchip é uma empresa chinesa de semicondutores criada em 2001 que fornece soluções SoC (System on a Chip) direccionadas para tablets, eBooks e terminais de entretenimento portáteis, como MP3.

A Intel está a expandir as ofertas da família Intel SoFIA de plataformas SoC integradas para dispositivos móveis Android de entrada de gama e o novo «quad core» SoFIA com comunicações móveis 3G, direccionado para tablets acessíveis, deverá estar disponível no primeiro semestre de 2015.

A família SoFIA de produtos móveis da Intel criada em 2013 é a primeira com um processador de aplicações integrado com plataforma de comunicações.

O CEO da Intel, Brian Krzanich, citado em comunicado, destaca que o acordo com a Rockchip se integra no compromisso da Intel de ter «abordagens diferentes e pragmáticas para aumentar a sua presença no mercado móvel global, fornecendo mais rapidamente uma carteira alargada de soluções tecnológicas baseadas em arquitectura e comunicação Intel».

A família Intel SoFIA compõe-se numa primeira fase de três ofertas, a primeira a disponibilizar no quarto trimestre do ano em curso com um 3G «dual-core», uma versão 3G «quad-core» que chegará ao mercado na primeira metade de 2015 e uma versão com tecnologia móvel de quarta geração LTE que deverá estar também disponível no primeiro semestre do próximo ano.

Ainda sem comentários