Oracle lança plataforma integrada gestão dispositivos móveis

Publicado em 23/04/2014 21:33 em Empresas

A multinacional Oracle lançou a solução Mobile Security Suite que permite às empresas gerir o acesso aos seus dados por dispositivos móveis com segurança.

Em encontro hoje com jornalistas, Hugo Abreu, director-geral da Oracle Portugal, defendeu a solução BYOD (sigla inglesa de traga o seu próprio dispositivo móvel), que prevê que os trabalhadores possam usar os seus smartphones pessoais para o trabalho e acesso a dados da empresa.

Hugo Abreu precisou que o BYOD é mais flexível do que a disponibilização pelas empresas de dispositivos móveis, que pode ser mais limitativo no futuro.

O director-geral da Oracle Portugal sublinhou que as apostas centrais da estratégia da multinacional são a mobilidade, o «Big Data» (gestão de enormes volumes de dados) e, cada vez mais, o modelo de disponibilização de serviços tecnológicos na nuvem.

Indicou que o foco da Oracle é nas corporações e a sua estratégia central é simplificar a utilização das tecnologias da informação (TI) para, através de soluções tecnológicas eficientes, permitir aos clientes libertarem recursos para a sua actividade principal.

Fernando Dias, director da Oracle Portugal, sustentou que a adopção do BYOD, utilizando tecnologias adequadas e seguras para levar as tecnologias móveis para dentro da organização, permite melhor preparação para alterações futuras.

Jorge Oliveira, director da Oracle, defendeu que a estratégia de acesso móvel aos dados da empresa passa pela definição de arquitecturas «mobile» correctas dentro das empresas, que garantam a segurança dos dados.

A estratégia de mobilidade não tem a ver com quais os dispositivos utilizados mas com a segurança da informação da empresa, que pode estender o controlo de identidade e de regras de acesso aos dados aos dispositivos móveis, acrescentou.

Jorge Oliveira adiantou que as empresas têm de decidir qual a informação acessível aos dispositivos móveis e como é que a informação chega a esses equipamentos.

Os responsáveis da companhia adiantam que a «Oracle Mobile Security Suite» permite às organizações disponibilizarem o acesso a dados críticos da empresa em dispositivos móveis e, em conjunto com as soluções Oracle de identidade e acesso, fornece uma plataforma integrada para gerir o acesso às aplicações e dados da empresa a partir de todo o tipo de dispositivos.

Acrescentam que a plataforma permite separar a informação pessoal da corporativa nos dispositivos móveis, através de tecnologia «containerization», a encriptação de dados e o reforço das políticas de segurança das empresas.

Os responsáveis da Oracle, citando estimativas da consultora ABI Research, indicaram que em 2015 deverá haver 7400 milhões de dispositivos sem fios em todo o mundo, dos quais 1200 milhões de smartphones.

Ainda sem comentários