Microsoft lança Internet Explorer 9 e apresenta novo Office

Publicado em 15/09/2010 23:50 em Software

A Microsoft Portugal anunciou hoje o lançamento mundial do Internet Explorer 9, a nova versão do seu navegador, que estará disponível também em português gratuitamente a partir de dia 16.

Rita Santos, responsável dos produtos Windows para a área do consumo na Microsoft Portugal, salientou que a nova versão do Internet Explorer, ainda em versão «beta», tem uma barra de navegação muito mais fina para deixar um maior espaço no ecrã para a visualização dos sítios Internet.

Além disso, o Internet Explorer 9 tem uma funcionalidade que permite criar ícones para os sítios e abri-los clicando nesse ícone.

Rita Santos destacou que o novo Internet Explorer 9 faz uma utilização mais eficiente do hardware, o que lhe permite uma maior rapidez de execução e melhor performance.

A Microsoft apresentou também as novas funcionalidades do pacote de produtividade Office 2010, disponível desde Agosto, e que no primeiro mês aumentou as vendas em 13% face a igual período de 2009.

Marco Santos, responsável pelo Office na Microsoft Portugal, indicou que o Word 2010 já suporta o novo acordo ortográfico e é o utilizador que escolhe qual o corrector ortográfico que quer utilizar, segundo o novo ou o anterior acordo ortográfico.

Adiantou que no Word 2010 se podem instalar aplicações de matemática ou química, de ensino de idiomas e aplicações para os professores enviarem apontamentos para alunos ou interagirem com os estudantes («Interactive Classroom»).

O Office tem a funcionalidade «skydrive», que permite partilhar ficheiros Word, Excel, Power Point e One Note na Web para estarem disponíveis em qualquer lugar no «Windows Live» da pessoa que criou esses ficheiros, observou.

Além disso, todos os documentos produzido no Office 2010 e partilhados na Web podem ser utilizados no smartphone.

Marco Santos salientou que todas as aplicações do Office locais ou na Web têm um interface e uma barra de comandos idêntica.

No Power Point, destaque para a nova ferramenta que permite gerir apresentações vídeo e facilita a sua criação, com novas funcionalidades de apresentação.

O Excel tem novas aplicações matemáticas, permite fazer gráficos de forma muito mais simples, simplesmente seleccionando os dados e escolhendo o tipo de gráfico que se pretende.

Além disso, no caso de uma matriz de dados, permite fazer para cada linha um gráfico que traduz a evolução dos dados na última célula de cada linha, facilitando a interpretação desses dados.

O Windows Live terá nova versão disponível a partir de 22 de Setembro para todos os utilizadores de Hotmail e Messenger, que em Portugal totalizam 4 milhões, indicou Rita Santos.

A responsável da Microsoft para a área de consumo do Windows afirmou que o novo Windows Live inclui uma nova tecnologia de reconhecimento de caras que permite um conjunto de novas funcionalidades, incluindo pôr «tags» (etiquetas) nas fotografias de pessoas e fazer a partir daí selecção de fotos, entre outras possibilidades.

Rita Santos indicou que o Windows Live vai suportar também vídeochamadas em alta definição e permite seguir toda a actividade da rede social do utilizador.

Ainda sem comentários