Windows Phone reconhece fala em português

Publicado em 21/03/2014 01:51 em Software

A Microsoft Portugal anunciou quinta-feira o lançamento da primeira aplicação a nível mundial para Windows Phone com reconhecimento de fala em português.

Em comunicado, a Microsoft destaca que a aplicação foi criada de raiz em Portugal pela equipa de investigação e desenvolvimento (I&D) da Microsoft Portugal e está disponível para download gratuito na loja Internet do Windows Phone.

A app «World Search» permite aos utilizadores de smartphones com sistema operativo Windows Phone encontrar conteúdos na Internet usando o motor de busca Bing, da Microsoft, falando em português europeu.

A companhia indica que as configurações da aplicação permitem ajustar o reconhecimento da fala, finalizar de modo automático a frase do utilizador ou activar a resposta em português europeu com a voz sintética da Hélia.

Miguel Sales Dias, director da área de I&D da Microsoft Portugal, citado no comunicado, assinala que a aplicação World Search é um dos resultados de um longo trabalho de investigação da companhia financiado por fundos comunitários e que desenvolveu diversas tecnologias de pesquisa do futuro.

Sales Dias sublinha que se trata de um projecto pioneiro a nível mundial, inteiramente desenvolvido em Portugal por uma equipa de engenheiros e outros investigadores da filial nacional da Microsoft, e indica que está prevista a sua extensão em breve para português do Brasil e para línguas europeias.

Para descarregarem a aplicação, os utilizadores devem seleccionar a opção Portugal no «Country/Region» e portuguese no «Browser and Search Language», indica a Microsoft.

Ainda sem comentários