Selo confiança para lojas de comércio electrónico

Publicado em 14/03/2014 15:06 em Internet

A Associação Europeia do Comércio Electrónico (EMOTA, na sigla inglesa) apresentou quinta-feira um selo de confiança para empresas do comércio electrónico, que em Portugal será atribuído pela associação portuguesa do comércio electrónico ACEPI, anunciou a ACEPI.

Em comunicado, a ACEPI indica que a EMOTA (European Multi-channel and Online Trade Association) representa mais de 80% do comércio electrónico na Europa.

Acrescenta que o selo de confiança «European Trustmark for eCommerce» é «um passo decisivo para aproximar as grandes marcas mundiais da oferta das pequenas e médias empresas» (PME).

O novo selo de qualidade estabelece critérios de certificação harmonizados para todas as marcas de confiança nacionais na Europa e tem como principais objectivos aumentar a confiança dos consumidores nas compras online europeias, contribuir para o aumento de volume de negócios das lojas online do continente e superar as barreiras linguísticas que os selos de confiança nacionais enfrentam, destaca a ACEPI.

A ACEPI atribui há 10 anos um selo de confiança online para lojas de comércio electrónico que cumprem os seus critérios de certificação e que está harmonizado com o novo selo europeu, sublinha a associação nacional.

O selo de confiança europeu obriga ao cumprimento de um código de conduta para protecção dos consumidores, que inclui informação completa sobre o comerciante e os produtos, transparência dos preços, prazos de entrega e seu cumprimento, processos de devolução de produtos e reembolso claramente definidos, serviço ao cliente e processos de reclamação, protecção de dados pessoais dos clientes, adequada protecção de menores e métodos de pagamento seguros.

Após o processo de certificação, os níveis de conformidade são verificados pelo menos uma vez por ano e a qualquer momento podem ser realizadas auditorias adicionais.

O selo de confiança será retirado se o comerciante não cumprir o código de conduta ou em casos de insolvência.

Ainda sem comentários