PE apoia carregador único para dispositivos móveis

Publicado em 14/03/2014 00:51 em Equipamentos

O Parlamento Europeu (PE) deu luz verde quinta-feira a uma proposta da Comissão Europeia (CE) para a introdução de um modelo único de carregador para telemóveis e outros dispositivos móveis, como tablets e GPS.

A proposta apoiada pelo PE prevê que os fabricantes, importadores e distribuidores de equipamentos rádio terão também de respeitar um conjunto de regras para os equipamentos vendidos na União Europeia.

O projecto de directiva da CE prevê que os equipamentos rádio, como os telemóveis, tenham um desempenho mínimo para permitir um uso eficiente do espectro radioeléctrico.

A proposta de um modelo único de carregador tem sido justificada por permitir reduzir custos de aquisição de dispositivos móveis (que poderão vender-se sem carregador por os consumidores terem um do telemóvel anterior) e por diminuir o volume de resíduos, porque carregadores em condições de funcionamento continuarão a ser utilizados quando se muda de telemóvel ou tablet, em vez de serem deitados fora.

Também quinta-feira, o PE aprovou a directiva sobre Redes e Segurança da Informação (NIS na sigla inglesa).

A Comissão Europeia defende que os Estados membros da União Europeia têm de estar preparados para enfrentar os ataques informáticos e que é necessário ultrapassar as grandes diferenças existentes naquela matéria entre os países membros.

A CE sustenta que a União Europeia é apenas tão forte como o mais fraco dos seus Estados em matéria de combate à criminalidade informática.

Ainda sem comentários