NEC anuncia computador vectorial com processador mais rápido mundo

Publicado em 10/03/2014 02:04 em Equipamentos

A multinacional japonesa de electrónica NEC anunciou o lançamento do supercomputador SX-ACE, da série SX de computadores vectoriais da companhia, que apresenta o processador «core» mais rápido do mundo.

Em comunicado, a NEC afirma que este é o primeiro supercomputador da série SX equipado com uma unidade de processamento (CPU) vectorial multi-núcleo e apresenta o mais rápido desempenho por núcleo e a maior largura de banda de memória por núcleo, de acordo com as informações disponíveis internacionalmente a 15 de Novembro de 2013.

Acrescenta que o SX-ACE tem um elevado desempenho e utilização fácil em aplicações de computação científica e que o uso da tecnologia de arrefecimento de elevada eficiência LSI, da NEC, permite reduzir o consumo de energia a um décimo.

O CPU vectorial multi-core, com quatro núcleos, permite uma velocidade de processamento de 256 gigaflops (256 mil milhões de operações de vírgula flutuante por segundo) e o SX-ACE tem uma capacidade de processamento até 16 teraflops (16 biliões de operações de vírgula flutuante por segundo).

A NEC sublinha que os supercomputadores vectoriais são especialmente adequados para processamento de enormes quantidades de dados e para cálculo científico, sendo utilizados em áreas como a previsão meteorológica, análise de tendência de ambientes globais, análise de fluidos, nanotecnologia ou desenvolvimento de novos materiais.

Ainda sem comentários