IBM anuncia novo recorde velocidade transmissão na Internet

Publicado em 27/02/2014 12:46 em Geral

A multinacional IBM anunciou um novo recorde de velocidade nas transmissões por Internet.

Em comunicado, a IBM afirma que os cientistas dos seus laboratórios de investigação têm vindo a desenvolver um novo conversor analógico digital (ADC) ultra-rápido e de baixo consumo de energia, que suporta velocidades de transmissão de dados de 200 gigabits por segundo (Gbps) a 400 Gbps.

Observa quer este dispositivo vai permitir velocidades de transferência quatro vezes superiores às que a tecnologia actual permite, necessárias para suportar o aumento exponencial do tráfego e do volume de dados.

A IBM assinala que, ainda que esta tecnologia esteja ainda em fase de protótipo, já licenciou uma versão anterior do projecto para a companhia Semtech, que já está a utilizar a tecnologia para desenvolver plataformas avançadas de comunicação que deverão ser anunciadas durante 2014.

Os chips para a Semtech serão fabricados num laboratório da IBM em Nova Iorque, têm 5 milímetros quadrados de área e geram 128 mil milhões de conversões analógico digitais por segundo com um consumo de apenas 2,1 watts.

A IBM anuncia que este dispositivo irá ser utilizado para suportar o «Square Kilometre Array», o maior telescópio do mundo, ainda em construção, que visa descobrir as origens do universo e irá recolher quantidades gigantescas de dados.

Ainda sem comentários