NSA vigia quase 200 milhões mensagens de texto por dia

Publicado em 26/01/2014 23:25 em Geral

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos vigia centenas de milhões de mensagens por dia, de acordo com as últimas revelações de Edward Snowden, indica o blogue oficial da empresa de segurança informática Sophos, num texto de Lee Munson.

Segundo o Channel 4 e o jornal britânico Guardian, a NSA espia e armazena por dia quase 200 milhões de mensagens e colige metadados, incluindo dados de localização, informações de cartões de crédito e contactos.

O Guardian indica que os serviços secretos britânicos tiveram acesso a metadados relativos mensagens de texto enviadas e recebidas por cidadãos do Reino Unido.

O programa com o nome de código «Dishfire» colige «tudo o que pode», em vez de apenas interceptar comunicações de alvos suspeitos sob vigilância e entre Maio de 2008 e Abril de 2011 vigiou 194 milhões de mensagens por dia.

O «Dishfire», que contém um largo volume de tráfego de SMS não seleccionados, coligiu dados de planos de viagem e transacções financeiras, incluindo actividade bancária, pagamentos com cartões de crédito e transferências monetárias entre telemóveis e gravou as coordenadas geográficas de milhares de mensagens enviadas.

Ainda sem comentários