Spam a crescer desde 2012 com novas técnicas

Publicado em 14/01/2014 00:56 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Trend Micro assinala que o spam (mensagens não solicitadas, frequentemente maliciosas), após um declínio, voltou a aumentar a partir de 2012, utilizando novas técnicas que dificultam a identificação das mensagens como spam.

O estudo da Trend Micro salienta que desde o início de 2013 aumentou o peso das mensagens de spam que continham software malicioso, destacando o aumento exponencial do volume de spam veiculado nas redes sociais.

No terceiro trimestre do ano passado verificou-se um crescimento do spam relacionado com questões de saúde, que representou 30% de todo o spam e teve cerca de 2 milhões de amostras diárias, com temas que vão desde a perda de peso até produtos farmacêuticos.

A Trend Micro assinala que o spam relacionado com saúde evoluiu para métodos mais subtis, que frequentemente passam por uma newsletter para vender produtos. A newsletter visa enganar os filtros de detecção de spam e aparentar ser legítima, muitas vezes apresentando-se como sendo originárias de órgãos de comunicação social conhecidos como a CNN, New York Times ou USA Today, entre outros..

A mensagem «Lose Weight Fast» (perca peso rapidamente) circula em muitos países, entre os quais Portugal, com grande incidência na Índia, Espanha, Itália e Estados Unidos. Os utilizadores que clicam no link são conduzidos a sítios de malware.

Ainda sem comentários