Nokia nomeia novo presidente e CEO oriundo das TI

Publicado em 10/09/2010 19:48 em Geral

A nultinacional finlandesa fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia anunciou hoje a substituição a partir de 21 de Setembro do seu presidente e CEO, Olli-Pekka Kallasvuo pelo canadiano Stephen Elop, que dirige a divisão de negócios da Microsoft.

Elop, um engenheiro de computadores, tem a sua carreira ligada às tecnologias da informação e teve anteriormente responsabilidade executivas na Juniper Networks, na Adobe Systems e a Macromedia, as duas últimas empresas de desenvolvimento de software, tal como a Microsoft.

A Nokia, lider mundial na área dos telemóveis, anuncia hoje em comunicado que o presidente e CEO cessante se manterá como presidente não executivo do conselho de directores da NokiaSiemens Networks (NSN), a empresa produtora de soluções e equipamentos de redes de telecomunicações, detida em partes iguais pela Nokia e pela Siemens.

Os analistas falam num despedimento de Olli-Pekka Kallasvuo e a Nokia indica que, nos termos do seu contrato, o presidente cessante receberá uma compensação de 18 meses de salário bruto, no montante de 4,6 milhões de euros, além do valor de mercado das 100 mil acções da Nokia que lhe foram atribuídas em 2007.

O presidente do Conselho de Directores da Nokia, Jorma Ollila, citado no comunicado, afirma que esta é altura certa para acelerar a renovação da companhia e trazer uma nova liderança executiva com competências diferentes para conduzir o êxito da companhia e realizar todo o potencial da Nokia.

Jorma Ollila agradeceu a Olli-Pekka “pelos 30 anos de Nokia, durante os quais esteve profundamente envolvido no desenvolvimento da companhia e das suas operações”.

Ainda sem comentários