Portugueses abaixo média da UE no uso da Internet

Publicado em 06/01/2014 00:10 em Internet

Apenas menos de metade (48%) dos portugueses se liga à Internet todos ou quase todos os dias, o que compara bastante desfavoravelmente com os 62% de média da União Europeia (UE), revela o Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat).

Naquele indicador, Portugal tem o quinto pior desempenho da UE, apenas acima da Roménia (32%), Bulgária (43%) e Grécia e Polónia, ambas com 47%.

No topo surgem a Dinamarca, onde 84% acedem à Internet todos ou quase todos os dias, a Holanda (83%), o Luxemburgo (82%), a Suécia (81%) e a Finlândia (80%).

Um terço (33%) dos portugueses nunca utilizou a Internet, o que compara com pouco mais de um quinto (21%) em média na UE, e mais uma vez Portugal surge na quinta pior posição, apenas acima da Roménia, onde 42% nunca acederam à Internet, Bulgária (41%), Grécia (36%) e Itália (34%).

Na Dinamarca e Suécia apenas 4% nunca acederam à Internet, na Holanda e Luxemburgo 5% e na Finlândia 6%.

A percentagem de famílias portuguesas com ligação à Internet é de 62%, bem abaixo dos 79% de média da UE e a quarta pior posição, apenas acima da Bulgária (54%), Grécia (56%) e Roménia (58%).

Apesar de em Portugal todas as famílias ligadas à Internet terem banda larga e de a média da UE baixar para 76% neste caso, Portugal mantém a quarta pior posição na comunidade atrás dos mesmos três países.

A liderança nas famílias com ligação à Internet cabe à Holanda (95%), Luxemburgo (94%) e Suécia e Dinamarca (93%).

Quanto à percentagem de famílias com ligações de banda larga, a liderança é da Finlândia, com 88%, seguindo-se quatro países membros com 87%: Dinamarca, Holanda, Suécia e Reino Unido.

Em matéria de acesso a serviços públicos por Internet, 38% dos portugueses já o fizeram (44% em média da União Europeia) e Portugal lidera a segunda metade da tabela, em décimo quinto lugar entre os 28 Estados membros. Mais de dois terços (69%) dos cidadãos nacionais que acederam a serviços públicos por Internet fizeram-no para apresentar a declaração de IRS.

Já acederam a serviços públicos através de Internet 85% dos dinamarqueses, 79% dos holandeses e 78% dos suecos.

O inquérito comunitário abrangeu todas as famílias em que pelo menos um dos membros do agregado familiar estava na faixa etária dos 16 aos 74 anos e os particulares em idêntica faixa etária.

Ainda sem comentários