Publicidade móvel representará 5,9% do mercado publicitário total em 2018

Publicidade móvel representará 5,9% do mercado publicitário total em 2018Publicado em 23/12/2013 00:15 em Geral

A analista de mercados Berg Insight prevê que as receitas do marketing e dapublicidade nos telemóveis ascendam a 27,9 mil milhões de euros, o que significará 19,3% da publicidade online e 5,9% do mercado publicitário total.

A companhia estima que o mercado de publicidade e marketing móvel valeu 6,9 mil milhões de euros em 2012 e deverá crescer a um ritmo médio anual de 27% até 2018.

«Há actualmente uma ineficiência entre a despesa nos diferentes media e a parcela de tempo que os consumidores dedicam aos diferentes canais», considera Rickard Andersson, analista sénior da consultora sueca.

Alguns canais, como os jornais impressos, recebem uma fatia maior da despesa publicitária total do que aquilo que seria justificável pelo comportamento dos consumidores, enquanto outros canais recebem um investimento demasiado pequeno, acrescenta.

Andersson adianta que os dispositivos móveis ocupam em média uma percentagem a dois dígitos do tempo dos consumidores, adiantando que a discrepância entre a atenção dada pela publicidade aos dispositivos móveis e o seu peso no tempo dos consumidores se deverá ao facto de serem uma relativa novidade.

A Berg Insight salienta que vários actores com diversos «backgrounds» estão envolvidos nas actividades relacionadas com o marketing móvel, destacando o Google, que oferece um conjunto de alternativas, como a publicidade na busca móvel ou nos vídeos do You Tube, a Apple ou o Facebook, que já gera metade das suas receitas publicitárias no móvel.

Ainda sem comentários