CINEL forma especialistas em smartphones e smart TV

Publicado em 06/12/2013 20:56 em Geral

O CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação vai passar a formar especialistas nas áreas dos dispositivos móveis e smart TV, com apoio da Samsung, indicaram os seus responsáveis.

Conceição Matos, directora do CINEL, disse ao Falar de Tecnologia que os cursos de electrónica vão passar a incluir dois módulos com 100 horas de formação, um para dar competências na área dos smartphones, outro na área das smart TV.

Indicou que o CINEL tem cursos de formação em electrónica com duração de um ano, ano e meio e dois anos e meio, que contam com cerca de 2 mil formandos por ano.

Conceição Matos precisou que o CINEL passa d dispor de um laboratório totalmente equipado pela Samsung, empresa que também fará a formação técnica de formadores do centro nas áreas abrangidas pelo acordo.

Jorge Fiens, director da Samsung Electronics portuguesa, disse ao Falar de Tecnologia que a Samsung projecta mais um acordo para formação em áreas a que se dedica num segundo centro, fora de Lisboa, provavelmente no Norte de Portugal.

Precisou que até ao fim de 2014 a Samsung apoiará a formação de técnicos em áreas de produção em que está presente em todos os países europeus.

Questionado sobre o investimento da Samsung em equipamentos, Fiens disse que a empresa não divulga esses números mas garantiu que foi «um investimento significativo» e que será também significativo o investimento na formação técnica de formadores.

Jorge Fiens destacou que há um fosso entre as competências com que os jovens deixam a escola e aquilo que o mercado de trabalho procura.

Acrescentou que a formação apoiada pela Samsung no SINEL vai servir para formar técnicos de manutenção para o mercado - e não apenas para a Samsung - e desenvolvedores de aplicações.

Ainda sem comentários