Critical Software presente nos satélites que constituem SWARM

Publicado em 26/11/2013 01:40 em Software

A Critical Software anunciou que a sua tecnologia está presente nos satélites que constituem a constelação SWARM, lançada no passado dia 22 de Novembro.

Em comunicado, a tecnológica portuguesa salienta que esteve em 2013 muito activa na área espacial e conseguiu assegurar dois contratos importantes com a Agência Espacial Europeia (ESA), envolvendo valores na ordem dos milhões de euros, para desenvolvimento de software de controlo de duas missões da ESA, actualmente em construção.

A companhia adianta que os três satélites da Agência Espacial Europeia que constituem a constelação SWARM foram lançados no dia 22 de Novembro do cosmódromo russo de Plesetsk.

Aquele sistema terá como missão estudar o campo magnético terrestre através da medição dos sinais magnéticos, com o objectivo estudar a explicação dos vários factores naturais que afectam o planeta.

A tecnológica de Coimbra indica que foi responsável pela verificação e validação do software de controlo dos três satélites e participou na construção do simulador operacional que garante o treino dos operadores do centro de operações da ESA em Darmstadt (Alemanha).

A Critical Software recorda que desde a sua fundação em 1998 tem conseguido manter uma participação relevante em projectos das agências espaciais dos Estados Unidos (NASA) e Europeia (ESA).

Com sede em Coimbra e especializada em software para sistemas de informação críticos, a Critical Software tem escritórios em Lisboa e Porto e subsidiárias em Southampton e Somerset (Reino Unido), Chicago (Estados Unidos), São Paulo (Brasil e nas capitais de Angola e Moçambique.

Ainda sem comentários