HP Portugal cresceu 2,4% em 2009

Publicado em 30/03/2010 12:56 em Geral

A HP Portugal anunciou que cresceu 2,4% no ano passado e conseguiu reforçar a quota de mercado na maioria em diversas áreas de negócio em que está presente, apesar da retracção do consumo privado.



Na apresentação imprensa do desempenho da HP em 2009, Carlos Janicas, director-geral da filial portuguesa da multinacional norte-americana de informática, destacou a liderança da empresa nas áreas de imagem e impressão, servidores e computadores pessoais.



O director-geral da HP Portugal assinalou que empresa cresceu 54% na área dos serviços e «consolidou a sua posição de líder de mercado».



Indicou que a HP Portugal fechou 2009 com meia centena de contratos de «outsourcing» (subcontratação de serviços) de impressão.



Carlos Janicas adiantou que na área de impressão, a empresa manteve a liderança de mercado nos três primeiros trimestres de 2009, com 51% de quota do mercado global de impressão e 141 mil unidades vendidas, apesar de uma quebra de 28% neste segmento.



Acrescentou que a HP assumiu no terceiro trimestre de 2009 a liderança no mercado de impressoras multifunções para as grandes empresas, com uma quota de mercado de 23%.



Na área da computação pessoal, a HP cresceu 14% e liderou o mercado em 2009 com uma quota de 23,2% e 437 mil unidades vendidas, segundo a empresa.



A HP afirma que obteve uma «marca histórica» com uma quota de 55% nos desktop (computadores de secretária) e ficou com uma quota de 16% no segmento de portáteis.



Para o ano em curso, para o qual a consultora IDC espera uma redução global de 0,5% no negócio de tecnologias da informação em Portugal, com crescimento de 2% nos serviços, a HP espera aumentar as vendas de equipamentos de impressão e aumentar a quota de mercado no segmento de serviços de gestão de impressão, além de apostar nos serviços de alto valor acrescentado.

Ainda sem comentários