Se não paga pelas redes sociais é porque é o produto

Publicado em 04/10/2013 01:59 em Internet

A empresa de segurança informática Trend Micro afirma que os utilizadores dão por adquirido o uso gratuito das redes sociais para falar e trocar mensagens com amigos ou colocar fotografias, tudo sem pagar.

A companhia alerta, no entanto, para que isso não é realmente verdade e se o utilizador não paga pelo serviço é porque é ele o produto.

Pode não estar a pagar em dinheiro, mas está a pagar com a sua informação, adverte a especialista em segurança informática.

A Trend Micro diz que as companhias que detêm as redes sociais têm de pagar as contas e a maneira mais comum de o fazerem é venderem publicidade. Mas a publicidade é dirigida, em função do que cada um faz, escreve ou partilha nas redes sociais.

A Trend Micro sustenta, contudo, que a informação pessoal dos utilizadores não é geralmente vendida, porque a informação de que a rede social dispõe sobre o perfil e hábitos do utilizador é demasiado valiosa para ser passada para o exterior, vale milhares de milhões de dólares.

Essa informação é usada para permitir à publicidade e marketing dirigirem-se aos alvos com uma notável eficiência, acrescenta.

A companhia salienta que, em teoria, toda a informação é anónima, o que significa que o nome do utilizador não está ligado à informação, ainda que possa ser possível identificar os utilizadores, dependendo da informação pessoal que colocaram na rede social e das opções de privacidade escolhidas.

Além disso, com base em mudanças de política de privacidade propostas, o nome e fotografia de um utilizador do Facebook, por exemplo, podem ser utilizadas por uma marca na rede social sem autorização expressa do utilizador quando este faz um «like» («gosto») nessa marca ou empresa, alerta a Trend Micro.

A Trend Micro aconselha os utilizadores de redes sociais a serem cuidadosos com a informação que põem na rede social, porque esta não pode utilizar aquilo que não tem, e a usar as opções de privacidade disponíveis.

Ainda sem comentários