BlackBerry anuncia acordo de venda da companhia

BlackBerry anuncia acordo de venda da companhiaPublicado em 24/09/2013 01:22 em Indústria

A BlackBerry, fabricante canadiano de smartphones e tabletes, anunciou um acordo para venda da companhia a um consórcio liderado pela Fairfax Financial por 4,7 mil milhões de dólares USA (3,5 mil milhões de euros) e prepara 4 500 despedimentos.

A Fairfax já detém cerca de 10% do capital social da BlackBerry.

A carta de intenções contempla uma transacção em que os accionistas da BlackBerry recebem em dinheiro 9 dólares USA (6,70 euros) por acção.

A companhia espera que a transacção fique concluída a 4 de Novembro.

A BlackBerry anunciou também estimativas preliminares de resultados do segundo trimestre fiscal de 2014 (terminado em 31 de Agosto), apontando para prejuízos operacionais entre os 950 milhões e 995 milhões de dólares (USA), isto é, entre 704 milhões e 737 milhões de euros.

A companhia estima que terá vendido de 3,7 milhões de smartphones no segundo trimestre fiscal e obtido uma facturação de 1,6 mil milhões de dólares (quase 1,2 mil milhões de euros), metade da qual relativa a receitas de serviços.

A BlackBerry anuncia um plano de reestruturação operacional que passa por 4 500 despedimentos, isto é, de dois de cada cinco (40%) dos actuais trabalhadores, e uma redução da sua carteira de produtos, de seis equipamentos para quatro, dois de entrada de gama e dois de gama alta.

A empresa prevê manter cerca de 7 mil trabalhadores.

Ainda sem comentários