FCCN e GÉANT melhoram ligação rede académica Lisboa/ Madrid

Publicado em 17/09/2013 12:52 em Geral

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e o GÉANT, a rede académica pan-europeia, assinaram um acordo que melhora a ligação entre as comunidades científicas de Lisboa e Madrid com menores custos, indicou aquela fundação pública.

Em comunicado, a FCCN adianta que a ligação da rede académica era até agora assegurada pela contratação de operadores privados.

Precisa que a nova solução passou por uma ligação transfronteiriça em fibra óptica entre as infra-estruturas de fibra óptica instaladas nas redes académicas portuguesa e espanhola.

A FCCN salienta que esta solução permitiu uma ligação mais directa e «uma notável melhoria do serviço», com redução dos gastos.

Acrescenta que sempre que as necessidades da comunidade científica exigirem um aumento da capacidade de transmissão - actualmente de 10 gigabits por segundo (Gbps) – passa a ser mais simples e económico acrescer essa capacidade.

A FCCN indica que foi também celebrado um acordo entre a GÉANT e a rede de comunicações científica RedIRIS, observando que a FCCN e a RedIRIS formam actualmente um anel ibérico através da partilha das respectivas infra-estruturas de fibra óptica.

A rede GÉANT é gerida pela organização da União Europeia DANTE – Delivery of Advanced Technology to Europe.

A GÉANT é a rede pan-europeia de investigação e educação, que funciona em colaboração com as infra-estruturas pertencentes às redes nacionais de investigação NREN – National Research and Education Networks, que no caso português é gerida pela FCCN.

Ainda sem comentários