NSA acusada de violar sistema de teleconferência da ONU

Publicado em 30/08/2013 01:12 em Geral

A revista alemã «Der Spiegel», citada no blogue oficial da Sophos, indica que a Agência Nacional de Segurança (NSA, agência secreta dos Estados Unidos) terá «cracado» a encriptação do sistema de teleconferência das Nações Unidas e tido acesso às conversas.

Segundo a «Der Spiegel», os documentos secretos da NSA divulgados indicam que aquela agência governamental secreta dos EUA não só espiou a União Europeia mas também as Nações Unidas, que têm sede em Nova Iorque.

A empresa de segurança informática Sophos afirma,contudo, que a NSA poderá não ter desencriptado o sistema, limitando-se a interceptar palavras passe que lhe permitiriam juntar-se à teleconferência e gravá-la, com a câmara de vídeo e microfone do seu lado desligada.

Recorda que muitas pessoas recebem convites para participarem em teleconferências, com uma hiperligação («link») onde clicar e um código que as autentica. A conferência é apenas por convite mas processa-se com participações exteriores à rede interna da empresa.

A Sophos alerta que quando se realiza uma teleconferência com convites externos a única forma de evitar que pessoas não convidadas assistam sem se darem a conhecer, com câmaras e microfones desligados, é rastrear todos os que ligam ou abandonam a conferência, observando que nestes casos não há encriptação que valha.

Ainda sem comentários