Executivo da Huawei prevê quinta geração móvel em 2020

Executivo da Huawei prevê quinta geração móvel em 2020Publicado em 29/08/2013 22:45 em Geral

O executivo da Huawei Ken Hu espera que a quinta geração móvel (5G), capaz de permitir velocidades de download de 10 gigabits por segundo (Gbps), deverá ficar disponível comercialmente até 2020.

No entanto, o lançamento do 5G está dependente da disponibilidade de espectro radioeléctrico que suporte aquela tecnologia.

As redes com tecnologia de quinta geração móvel poderão permitir o transporte de dados até 100 vezes mais rápido do que a actual quarta geração LTE – Long Term Evolution.

As duas primeiras redes LTE foram lançadas em meados de Dezembro de 2009 na Noruega e Dinamarca e tiveram um arranque lento, mas desde 2012 cresceram rapidamente e no fim de Julho estavam em funcionamento comercial duas centenas de redes 4G, 54 das quais lançadas já em 2013, em 76 países, segundo a GSA, associação de indústrias fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

Uma das grandes limitações iniciais do 4G foi a pequena disponibilidade de smartphones que suportassem a tecnologia e os seus preços elevados, mas a GSA indicou que estão já disponíveis 1 064 dispositivos LTE (que inclui «pen» de banda larga e outros, além de telemóveis e tablets) de 11 diferentes fabricantes, dos quais 647 lançados nos últimos 12 meses.

O que significa que presumivelmente desde o lançamento das primeiras redes móveis de próxima geração 5G até à sua generalização deverá decorrer um período de alguns anos.

Ainda sem comentários