Receitas da Novabase subiram no I semestre, lucros caíram

Publicado em 22/08/2013 00:24 em Geral

O volume de negócios da tecnológica portuguesa Novabase subiu 4,8%, para 113,75 milhões de euros, excedendo metade das expectativas de receitas para 2013, anunciou a companhia.

Em comunicado hoje publicado no sítio Internet da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Novabase indica que os seus lucros baixaram 20,9%, para 3,6 milhões de euros, o que relaciona em parte com os custos associados à aceleração da estratégia de internacionalização.

Os resultados operacionais caíram 27,3%, para 5,38 milhões de euros.

A empresa indica que o foco no primeiro semestre foi o reforço da internacionalização e a verticalização e diferenciação dos produtos da Novabase.

A empresa destaca a inauguração oficial das operações da Novabase em Moçambique durante o primeiro semestre e enuncia o objectivo de alargar a sua presença no mercado africano, exportando conhecimento e tecnologia a partir de Moçambique.

O peso do volume de negócios em Portugal nas receitas totais subiu de 66,8% no primeiro semestre do ano passado para 67,7% na primeira metade de 2013 e o peso dos negócios no estrangeiro recuou de 33,2% para 32,3% no mesmo período.

O número médio de trabalhadores no primeiro semestre aumentou 1,3%, para 2 134, o que reflecte um aumento de 135 trabalhadores no estrangeiro, para 173, e uma redução de oito em Portugal, para 1 988, adianta a companhia.

A mensagem do CEO, Luís Paulo Salvado, realça o crescimento da Novabase no mercado português, «sobretudo tendo em consideração o contexto de grande adversidade e incerteza».

O presidente executivo da companhia manifesta confiança no cumprimento dos objectivos traçados para o ano, apesar das «actuais condições desafiantes do mercado».

Ainda sem comentários