Redes de telecomunicações LTE aproximam-se de 200

Redes de telecomunicações LTE aproximam-se de 200Publicado em 23/07/2013 13:09 em Geral

As redes de telecomunicações móveis de quarta geração LTE – Long Term Evolution lançadas comercialmente ascenderam a 194 em 75 países a meio do mês em curso, anunciou a associação GSA, que representa fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

Os serviços LTE estão disponíveis em 85% dos países da União Europeia, observa a GSA.

O relatório da GSA assinala que há actualmente 443 operadores móveis de 130 países a investirem no desenvolvimento de redes LTE (incluindo os que lançaram redes LTE, estão em fase de implementação ou de planeamento) e mais 52 estão em fase de preparação ou estudo de lançamento.

A GSA prevê que no fim de 2013 haja 260 redes móveis com tecnologia LTE lançadas comercialmente em 93 países.

A GSA indica que a maioria dos operadores implementou redes no modo FDD, o standard do LTE, continuando a banda dos 1 800 MegaHertz (MHz) a ser a mais utilizada, em 43% das redes em funcionamento comercial. A banda dos 2 600 MHz é utilizada por 34% das redes e a dos 800 MHz por 11%.

A associação precisa que 18 operadores implementaram redes LTE TDD, metade dos quais com redes combinadas LTE TDD/ LTE FDD, uma tendência que é crescente. Acrescenta que estão lançados no mercado ou anunciados duas centenas de telefones móveis que suportam o modo TDD.

O LTE categoria 4, que suporta velocidades até 150 megabits por segundo (Mbps) e melhora a capacidade e o desempenho das redes, e funcionalidades LTE-Advanced estão a ser introduzidas em várias redes em operação, adianta.

Ainda sem comentários