IBM volta a ser empresa com maior número de patentes do mundo

Publicado em 30/03/2010 12:56 em Geral

A IBM anunciou que foi em 2009, pelo 17.º ano consecutivo, a empresa com maior número de patentes registadas nos Estados Unidos, o que a confirma como líder mundial das «empresas mais inventivas».



A IBM conseguiu no ano passado que lhe fossem reconhecidas 4914 novas patentes nos Estados Unidos.



Segundo a IBM, em segundo lugar surge a Samsung, com 3611 patentes registadas nos Estados Unidos, seguindo-se a Microsoft (2906), a Canon (2206), a Panasonic (1829), a Toshiba (1696), a Sony (1680), a Intel (1537), a Seiko Epson (1.330) e em décimo lugar a HP (1273 patentes atribuídas).



A IBM afirma que no ano passado publicou quatro milhares de invenções técnicas sem procurar protecção de patentes e que ficaram disponíveis numa base de dados pública.



A International Business Machines (IBM) afirma que, para ajudar os seus clientes a construírem uma cultura de invenção e inovação, vai disponibilizar pela primeira vez o seu conhecimento de gestão de invenção e patentes e o seu software.



Observa que os especialistas da empresa em patentes e propriedade intelectual, durante mais de uma década, têm desenvolvido e utilizado software para analisar e administrar a carteira de cerca de 30 mil patentes norte-americanas.



A companhia considera que o seu conhecimento nesta área poderá ajudar os clientes a identificarem áreas de oportunidade e invenção com potencial elevado, a construirem uma carteira de propriedade intelectual e a desenvolverem e implementarem uma moldura de planeamento estratégico nesta área.

Ainda sem comentários