Um terço das aplicações serão móveis este ano

Publicado em 03/07/2013 01:15 em Empresas

Um terço das aplicações serão móveis no ano em curso, com as soluções móveis a atingirem 1,5 milhões em 2013, representando vendas de 14 mil milhões de dólares (10,8 mil milhões de euros), estimou Timóteo Figueiró, director da IDC Portugal.

Timóteo Figueiró, que falava terça-feira em Lisboa no CIO AWARDS 2013 disse que há mais de 3,4 mil milhões de trabalhadores móveis no mundo e 2,8 milhões em Portugal, cerca de 35% da população activa.

Aquele director da consultora e analista de mercados IDC estimou que em 2015 cerca de 90% dos investimentos em tecnologias da informação serão avaliados em função de objectivos estratégicos e em 2016 quatro quintos desses investimentos serão realizados pelas unidades de negócio, o que compara com cerca de metade actualmente.

Timóteo Figueiró salientou que quase um quarto (23%) das organizações já adoptou a estratégia de avaliar as opções na nuvem em primeiro lugar em todas as novas aplicações.

Acrescentou que os serviços «cloud» integram a estratégia de negócio de 10% das organizações e em 35% dos casos integram a estratégia do departamento de tecnologias da informação (TI).

Ainda sem comentários