Número de ameaças aos Mac sextuplicou desde 2010

Publicado em 24/06/2013 00:29 em Segurança Informática

O número de ameaças informáticas aos computadores Mac, da Apple, multiplicou-se por seis desde 2010, garante a empresa especializada em segurança informática Kaspersky.

Em comunicado, a Kaspersky observa que o sistema operativo Mac OS X já tem mais de 63 milhões de utilizadores no mundo e que quando aumentam os utilizadores crescem as ciber-ameaças.

A companhia russa afirma que entre as principais ameaças se contam «cavalos de Tróia» que permitem assumir o controlo remoto do computador (o Flashback/Flashfake infectou mais de 700 mil Mac), antivírus falsos como o «Macdefender» ou o «MacGuard», em que é pedido o pagamento do software descarregado e o utilizador vê o valor de um antivírus falso cobrado várias vezes.

A Kaspersky destaca também os ataques direccionados a utilizadores Mac de alto perfil, como políticos e executivos de topo, visando roubar a informação contida nos equipamentos, e as infecções de redes em que software malicioso que não afecta os Mac é por eles distribuído para PC rede, infectando-os.

Ainda sem comentários