Portugal com preços baixos de terminação telefónica

Publicado em 21/06/2013 00:23 em Geral

Portugal tem dos preços de terminação de chamadas telefónicas e SMS em redes fixas e móveis das mais baixas da Europa, revela um estudo do BEREC, organismo que reúne os reguladores de comunicações dos 27, citado pela ANACOM.

A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) relaciona os baixos preços com a regulação da ANACOM, que «tem promovido a sua redução, abrindo espaço a descidas de preços nos consumidores finais».

O regulador das comunicações português assinala que o preço cobrado pelos operadores móveis portugueses pela terminação de chamadas é de 1,27 cêntimos por minuto, metade do preço médio cobrado na Europa, o quinto mais baixo entre 34 países analisados pelo BEREC e apenas acima do praticado em França, na Dinamarca, na Bélgica e na Grécia.

O BEREC indica que nas tarifas de terminação de SMS em 26 países europeus Portugal tem o oitavo preço mais baixo (1,78 cêntimos), significativamente abaixo do valor médio europeu, que é de 2,87 cêntimos.

Nas terminações de chamadas telefónicas em redes fixas, os preços em Portugal estão entre 15% e 24% abaixo da média europeia. A ANACOM salienta que a diferença vai acentuar-se a partir de Outubro, altura em que passam a vigorar novos preços definidos pela ANACOM e que significam uma redução de cerca de 80% face aos actualmente praticados.

Ainda sem comentários