ZON e Vodafone lideram satisfação clientes de comunicações

Publicado em 18/06/2013 00:51 em Operadores / Serviços

O ECSI Portugal – Índice de Satisfação do Cliente, revelou que em 2012 a ZON, nos subsectores de rede fixa, e a Vodafone, nos segmentos de redes móveis, lideraram a satisfação dos clientes de comunicações em Portugal.

O estudo, baseado em 4 245 entrevistas a clientes particulares de serviços de comunicações, maiores de 15 anos e com pelo menos 3 meses de experiência de consumo dos serviços, revelou que os melhores resultados obtidos se verificaram no serviço telefónico móvel e a menor satisfação no serviço de Internet Fixa.

Numa escala de 10 pontos, o serviço telefónico móvel obtém um índice de satisfação médio de 7,77 pontos, a televisão por subscrição de 7,51, o serviço telefónico fixo de 7,47, a Internet móvel de 7,26 e a Internet fixa de 7,25.

O ECSI Portugal revela a ZON obtém os maiores índices de satisfação na televisão por subscrição e nos serviços fixos de telefone e Internet, enquanto a Vodafone se destaca na telefonia móvel e na Internet móvel.

Os índices foram construídos com base na qualidade global apercebida pelos consumidores particulares, na qualidade técnica da rede, no atendimento e capacidade de aconselhamento das empresas, na qualidade dos produtos e serviços, na fiabilidade dos produtos e serviços, na clareza e transparência da informação fornecida, na cobertura de rede e na clareza e transparência dos tarifários.

A sensibilidade dos clientes ao preço atinge 83,9% na Internet fixa, 81,7% na Internet móvel, 79,0% na televisão por subscrição, 75,0% no serviço telefónico móvel e 73,1% no serviço de telefonia fixa.

O ECSI Portugal realiza-se anualmente desde 1999 e abrange vários sectores de actividade. No ano passado foi aferida a satisfação dos clientes do abastecimento de água, dos bancos, de empresas de combustíveis, de comunicações, de electricidade, de gás em garrafa, de gás natural, de seguradoras e de transportes públicos.

Ainda sem comentários