Intel e Nokia criam centro de investigação conjunto

Publicado em 24/08/2010 23:57 em Destaques

A líder mundial no fabrico de microprocessadores Intel e o fabricante líder de telemóveis Nokia anunciaram a criação de um centro de investigação conjunto, com a colaboração da Universidade de Oulu (Finlândia) para criar novas experiências para os utilizadores de telemóveis e que potenciem o rápido crescimento das capacidades dos terminais móveis.

Em comunicado conjunto, as multinacionais norte-americana e finlandesa indicam que o centro empregará 12 investigadores e será membro do Intel Labs Europe.

Acrescentam que o centro de investigação vai criar interfaces mais semelhantes às interacções do mundo real, que podem proporcionar experiências naturais e intuitivas, da mesma forma que os jogos digitais e filmes atraem mais com a utilização de gráficos a três dimensões.

O comunicado sublinha que o novo centro de investigação está em linha com o MeeGo, a plataforma de código aberto recentemente lançada pela Intel e pela Nokia, que visa desenvolver experiências 3D nos telemóveis.

«O foco da Universidade de Oulu nas soluções de telecomunicações do futuro, assim como na electrónica e na fotónica, torna esta a perfeita localização para Centro de Inovação conjunto da Intel e Nokia», garante Justin Rattner, CTO (administrador executivo com o pelouro da tecnologia) da Intel, que dirige os Intel Labs.

Outra área de investigação do novo centro será o desenvolvimento de tecnologias que permitam um holograma a três dimensões da pessoa com quem se está a falar ao telemóvel, capacidade que hoje só se encontra nos filmes de ficção científica e que aumentaria o envolvimento dos consumidores com a telefonia móvel.

Ainda sem comentários