Toshiba lança gama alargada de equipamentos de informática e electrónica de consumo

Toshiba lança gama alargada de equipamentos de informática e electrónica de consumoPublicado em 07/06/2013 00:56 em Equipamentos

A Toshiba apresentou quinta-feira uma gama alargada de equipamentos informáticos e de electrónica de consumo que incluem portáteis com processadores Intel Core de quarta geração (ver notícia de dia 5 em destaques), tablets com processador Tegra 4 e Smart TV.

Jorge Borges, director regional de marketing da Toshiba Portugal e Espanha, em apresentação à imprensa, destacou que a multinacional japonesa está este ano a lançar portáteis com as opções de monitor sensível ou não ao toque, sendo que os portáteis «touch screen» têm um preço cerca de 100 euros mais elevado.

O director da Toshiba Portugal salientou que os lançamentos de hoje não esgotam as novidades na gama de consumo, que será completada com próximos lançamentos.

Adiantou que a Toshiba não perderá o foco nos equipamentos informáticos para consumo, apesar da sua aposta do segmento profissional.

Jorge Borges apontou como os cinco pilares estratégicos para a Toshiba são o desempenho, a qualidade, os ecrãs sensíveis ao toque, a conectividade, com capacidade de comunicação entre diferentes dispositivos, com ou sem fios, e um design específico da marca, com características comuns aos vários dispositivos.

O director regional da empresa sublinhou que a apresentação de hoje inclui apenas o segmento de consumo, ainda que estivessem disponíveis na sala novos equipamentos para o segmento profissional, incluindo um tablet com sistema operativo Windows 8 Pro.

Cláudia Mendes, gestora de produtos informáticos para o consumo, indicou que a aposta de 2013 é no desempenho, na oferta diversificada e novas tecnologias, indo ao encontro das necessidades dos utilizadores.

Cláudia Mendes apresentou dois novos tablets Toshiba para o mercado de consumo com sistema operativo Android 4.2, o Excite Pro com processador «quad-core» NVIDIA Tegra 4, com 2 gigabytes (Gb) de memória RAM e capacidade de armazenamento de 16 Gb ou 32 Gb e preços a partir de 449 euros, e o Excite Pure, com processador NVIDIA Tegra 3, 1 Gb de RAM e 16 Gb de armazenamento interno, por 299 euros.

Ambos suportam cartões microSD.

A responsável da Toshiba Portugal apresentou também as novas linhas de portáteis para consumo, a série de entrada de gama Satellite C com quatro modelos, incluindo uma versão de ecrã sensível ao toque, a série Satellite L, que classificou como a «linha equilibrada», com elevado desempenho e preço acessível e com processadores Intel core de terceira ou quarta geração.

No topo da gama estão o Qosmio X70, vocacionado para jogos exigentes, com processadores Intel core de quarta geração, placa gráfica poderosa, até 32 Gb de memória RAM, e três modelos do Satellite P, também com processadores de quarta geração, ecrã LED HD ou full HD, até 16Gb ou 32 Gb de memória RAM conforme os modelos, discos rígidos de 1,5 terabytes (Tb) ou 3 Tb e discos SSD de 8 Gb ou 256 Gb.

Alexandre Santos, responsável pelo negócio da Intel em Portugal, apresentou os novos processadores core Intel de quarta geração, com elevado desempenho, baixo consumo de energia e melhores características gráficas, com arquitectura de 22 nanometros.

Assinalou que os processadores de quarta geração têm 14 mil milhões de transístores e podem ser utilizados por equipamentos desde tablets a servidores empresariais.

Alexandre Santos considerou que «estamos num mundo táctil» e previu que até ao fim do ano o número de portáteis com ecrãs tácteis pode multiplicar-se por cinco e que em 2014 metade dos portáteis vendidos terão ecrãs sensíveis ao toque, que deverão ter preço mais acessível.

Ana Paula Martins, gestora do produto televisão da Toshiba, introduziu três modelos de televisões LED Smart TV, com ecrã Full HD e tecnologia de conectividade sem fios Intel WiDi, e um novo modelo de televisão ultra HD e 3D, com conversão de 2D para 3D e equipado com multiprocessador CEVO 4K, tendo todas Wi-Fi integrado.

Ana Paula Martins apresentou, ainda, três novos leitores de «Blu-ray» Toshiba.

Ainda sem comentários