Cavalos de Tróia ameaçam banca online

Publicado em 27/05/2013 12:46 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Kaspersky alertou para cavalos de Tróia que se instalam em computadores de utilizadores de banca Internet de sistemas bancários que utilizam o software desenvolvido pela companhia BIFIT.

Em comunicado, a companhia russa de segurança informática afirma que o programa modifica o montante e o destinatário da operação bancária online sem conhecimento da vítima.

O utilizador continua a ver no seu monitor os dados da transferência ou pagamento online que pretende efectuar, mas os dados enviados para os bancos estão falsificados, precisa a Kaspersky.

Adianta que existem 10 variantes do programa «Trojan-banker.win32.bifitAgent», que tem como característica incluir uma assinatura válida emitida por Accurate CNC.

A Kaspersky aconselha os utilizadores a certificarem-se de que só pessoas de confiança acedem ao seu computador, a só actualizarem ou utilizarem aplicações de fontes seguras e a usarem programas de segurança informática permanentemente actualizados.

Acrescenta que quando os utilizadores receberem uma mensagem de erro ao ligarem-se à banca online, devem de imediato contactar o banco, investigar se os servidores da instituição estão a funcionar normalmente e verificar as últimas transacções efectuadas.

A Kaspersky sublinha que a utilização de «token USB» (hardware de autenticação da identidade electrónica de quem está a realizar a operação) não representa qualquer obstáculo para os cibercriminosos porque a autenticação é feita depois de os dados a enviar já terem sido falsificados.

Ainda sem comentários