Nokia anuncia conjunto de novos telemóveis

Nokia anuncia conjunto de novos telemóveisPublicado em 16/05/2013 01:19 em Equipamentos

A Nokia apresentou nos últimos dias um conjunto de novos terminais, com destaque para os topo de gama Lumia 925, disponível na Vodafone e noutros operadores, e Lumia 928, um exclusivo do operador norte-americano Verizon Wireless.

A Nokia apresentou o novo modelo 501 da gama Asha, com características de smartphone na gama de preços abaixo de 100 dólares (sem impostos) e uma plataforma de aplicações destinadas à nova geração da família Asha.

Segundo as características anunciadas, os novos modelos Lumia correspondem aparentemente ao Lumia 920 nos aspectos essenciais, ainda que o Lumia 920 venha com 32 gigabytes (Gb) de memória interna e o Lumia 925 surja com 16 Gb. No entanto, a Vodafone disporá de uma versão exclusiva com 32 GB de armazenamento interno.

O Lumia 928 é disponibilizado a partir de hoje, quinta-feira, pela Verizon Wireless nos Estados Unidos, com preços a partir de 99 dólares com contrato de fidelização de dois anos, revela o fabricante finlandês.

O Lumia 925 estará disponível no serviço Vodafone Red, e também no operador norte americano T-Mobile e nos chineses Chine Mobile e China Unicom. No retalho (com versão de 16 GB), terá um preço de venda livre de 469 euros mais impostos, indica a Nokia.

Precisa que o Lumia 925 está a ser introduzido na Europa através da Vodafone e estará disponível em Junho no Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e China e em seguida nos Estados Unidos e noutros mercados.

O Nokia Asha 501, com versões para um cartão SIM ou dual SIM, tem um ecrã sensível ao toque de 3 polegadas, câmara de 3,2 megapíxeis com gravação de vídeo, traz de origem um cartão microSD de 4 GB e suporta cartões até 32 Gb, tem ligações Wi-Fi e Bluetooth, rádio FM e capacidade de gravação áudio e dispõe do navegador Xpress que facilita a navegação na Internet.

O fabricante finlandês anunciou, também, o lançamento da plataforma Nokia Asha, uma iniciativa global para interessar os desenvolvedores de aplicações pelo segmento de telemóveis de menos de 100 dólares, sendo o Asha 501 o primeiro smartphone integrado nessa plataforma.

A Nokia indica em comunicado que espera vender 100 milhões de telemóveis Asha de nova geração, iniciada com o modelo 501, nos próximos anos.

A Nokia garante que há um crescimento tremendo de procura de aplicações por parte dos utilizadores dos Nokia Asha, testemunhada pelo crescimento de downloads no Nokia Store para aquela gama.

Afirma que os desenvolvedores de aplicações serão incentivados a apresentar na plataforma Asha aplicações de qualidade que anteriormente só se encontravam disponíveis para smartphones de gama alta, destacando que a plataforma já dispõe de várias aplicações.

A Nokia anuncia a disponibilidade de suites de ferramentas para os programadores, que suportam o desenvolvimento e teste de aplicações para a plataforma Asha.

Ainda sem comentários