Associação DNS.pt assume domínio «.pt» a 1 de Junho

Publicado em 15/05/2013 16:42 em Internet

A associação DNS.pt, que a partir de 1 de Junho assume a responsabilidade pela gestão e operação do domínio Internet correspondente a Portugal, o «.pt», foi formalmente constituída, anunciaram os fundadores.

O domínio «.pt» era gerido pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), entretanto extinta pelo actual governo e integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A DNS.pt, presidida por Luísa Gueifão, é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como entidades fundadoras a FCT, a Associação do Comércio Electrónico e Publicidade interactiva (ACEPI), a Defesa do Consumidor (DECO) e um representante da IANA – Internet Assigned Numbers Authority, entidade internacional que gere os domínios Internet.

O Conselho Consultivo da DNS.pt integra entidades como a Autoridade Nacional de Comunicações (ICP/ANACOM), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ou a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Luísa Gueifão, citada em comunicado, garante que a associação «assentará, em termos de gestão, no modelo internacional ‘multistakeholder’, espelhado na ampla participação do seu Conselho Consultivo».

Ainda sem comentários