Microsoft anuncia representante português na final do Imagine Cup 2013

Publicado em 15/04/2013 23:46 em Geral

A Microsoft Portugal anunciou segunda-feira que Portugal estará representado na final mundial da competição Imagine Cup 2013 por Ana Ferraz, que desenvolveu um dispositivo móvel que em cinco minutos identifica o grupo sanguíneo de uma pessoa.

Em comunicado, a Microsoft adianta que o projecto vencedor da finalíssima portuguesa do Imagine Cup 2013 apresenta uma nova metodologia, mais rápida, mais simples e mais barata, de determinação do grupo sanguíneo, decisivo em situações de emergência.

Assinala que o procedimento habitual utilização de utilizar sangue do tipo doador universal em situações de emergência apresenta riscos associados que podem ser evitados através deste dispositivo de identificação rápida do grupo sanguíneo.

O dispositivo foi desenvolvido utilizando tecnologia Visual Studio 2012, da Microsoft.

O projecto «For a Better World», desenvolvido pela aluna de doutoramento da Universidade do Minho Ana Ferraz, vai participar na final mundial da competição, promovida pela Microsoft, que este ano se realiza em São Petersburg (Rússia), de 8 a 11 de Julho.

A Microsoft afirma que esta é a maior competição tecnológica dirigida a estudantes universitários do mundo e o desafio é desenvolver de raiz uma aplicação tecnológica baseada em tecnologias Microsoft que dê resposta a problemas concretos da humanidade.

A iniciativa mobilizou cerca de 350 mil jovens universitários de mais de uma centena de países.

Na final mundial da Imagine Cup em 2012 o representante nacional conseguiu a melhor classificação de sempre para Portugal nesta competição, com um terceiro lugar.

Ainda sem comentários