Utilizadores Twitter estão a mudar de PC para tablets e smartphones

Publicado em 15/04/2013 16:38 em Internet

Os utilizadores de Twitter estão a migrar rapidamente dos computadores pessoais para tablets e smartphones como dispositivos usados para aceder àquela rede social, indica a consultora e analista de mercados Strategy Analytics.

Com base num inquérito a mais de 6 500 internautas nos Estados Unidos e Europa, com idades dos 15 aos 74 anos, a Strategy Analytics adianta que em Março de 2012 cerca de 77% dos inquiridos acedia ao Twitter por computador pessoal (de secretária ou portátil), mas essa percentagem baixou para 64% em seis meses.

No mesmo período, a percentagem dos que acederam àquela rede social através de smartphones aumentou de 53% para 64% e o peso dos que «twitaram» por tablet duplicou, de 9% para 18%.

David Mercer, vice-presidente da consultora, destaca que o carácter de comunicação imediata do Twitter requer dispositivos sempre à mão em qualquer momento, o que torna mais adequados os smartphones e tablets, direcção em que o inquérito também indica.

A mais alta percentagem de utilizadores do Twitter foi encontrada no Reino Unido, onde mais de um quinto do total de inquiridos (21%) eram utilizadores frequentes, definidos como os que acedem à rede social pelo menos uma vez por semana.

Em peso dos utilizadores frequentes, seguem-se os Estados Unidos (18%), Itália (14%), França (9%) e Alemanha (8%).

No entanto, mais de três quartos (78%) dos inquiridos não acederam ao Twitter, pelo menos no último mês anterior ao inquérito.

O Twitter é mais utilizado por jovens e estudantes, verificando-se que 26% dos estudantes utilizam Twitter, que compara com 17% dos que trabalham.

O Twitter é também mais utilizado nas camadas mais altas da população. Só 12% dos que vivem em famílias com menos de 35 mil dólares (26,7 mil euros) de rendimento anual acedem ao Twitter, percentagem que se eleva a 22% nos que pertencem a agregados familiares com mais de 75 mil dólares (57,3 mil euros) anuais.

Ainda sem comentários