Oracle anuncia servidor SPARC com «microprocessador mais rápido do mundo»

Publicado em 12/04/2013 00:31 em Empresas

A Oracle Portugal apresentou hoje a renovação das linhas de servidores SPARC de gama intermédia e de topo integrando «o microprocessador mais rápido do mundo».

A Oracle garante que os novos servidores SPARC T5 (gama intermédia) e M5 (gama alta) vêm com uma nova versão do sistema operativo Solaris e a gama M5 oferece uma confiabilidade, disponibilidade e níveis de serviço que os colocam a par de mainframes (computadores de grande porte).

Hugo Abreu, responsável pela área de hardware da Oracle Portugal, disse ao Falar de Tecnologia, à margem da apresentação, que os novos SPARC trazem o processador mais rápido do mercado para servidores empresariais para correr bases de dados e aplicações Java.

Sublinhou que a melhoria do comportamento destas máquinas se traduz também numa redução de custos para as empresas.

Hugo Abreu destacou que o lançamento dos SPARC T5 e SPARC M5 significa que a Oracle continua a investir no SPARC com sistema operativo Solaris, cumprindo as promessas de desenvolvimento daquela tecnologia e dando segurança ao investimento realizado pelas empresas nos servidores SPARC.

Observou que a gama M5 é destinada a grandes organizações com grandes bases de dados ou aplicações intensivas em memória.

Hugo Abreu adiantou que a oferta de servidores da Oracle se destina a médias e grandes empresas e inclui servidores com preços desde 10 mil euros a centenas de milhares de euros.

Na apresentação, os responsáveis da Oracle indicaram que o SPARC T5-8 corre as aplicações até cinco vezes mais rapidamente do que o seu antecessor T4-4 e o acesso à memória é até quatro vezes mais rápido.

Sublinharam que todos os componentes foram melhorados para potenciar o comportamento global das máquinas.

O SPARC M5-32 chega a ser 10 vezes mais rápido do que os correspondentes servidores da geração anterior da marca.

A Oracle a Fujitsu anunciaram a disponibilidade dos servidores Fujitsu M10, baseados nos processadores SPARC64 X de 16-core, no âmbito da parceria entre as duas multinacionais.

A Oracle anunciou, ainda, a actualização das suas soluções de «Business Analytics», com novas versões dos softwares «Oracle Endeca Information Discovery» e do «Oracle Business Intelligence Suite», com novas funcionalidades e melhor experiência de utilização.

Ainda sem comentários