Microsoft Portugal alerta para telefonemas fraudulentos

Publicado em 10/04/2013 01:46 em Segurança Informática

A Microsoft Portugal alerta os parceiros e os consumidores para a realização de telefonemas fraudulentos efectuados em nome da companhia nas últimas semanas e que se intensificaram nos últimos dias.

Em comunicado, a Microsoft Portugal indica que, no âmbito de uma estratégia organizada e de amplitude internacional, vários parceiros e consumidores foram contactados, alegadamente em nome da companhia, afirmando que o computador foi infectado por um vírus e que a resolução do problema exige a concretização de uma série de comandos.

Os autores dos contactos dizem que o problema pode ser resolvido através da compra de pacotes de suporte anuais, adianta.

Os cibercriminosos contactam clientes Microsoft fazendo-se passar pelo departamento de segurança informática ou pelo suporte técnico da Microsoft, por entidades da área da segurança informática ou por parceiros certificados da Microsoft.

Acrescenta que, através de variadas técnicas, procuram saber dados dos cartões de crédito, induzem a instalação de software malicioso que permite o controlo dos computadores para alterar remotamente as configurações ou direcionam os utilizadores para sítios Internet fraudulentos, onde lhes pedem dados bancários e informações pessoais e financeiros.

A companhia garante que a Microsoft está a acompanhar este processo à escala internacional e aconselha os utilizadores a desconfiarem de chamadas telefónicas não solicitadas relacionadas com problemas de segurança.

Recomenda aos utilizadores que nunca forneçam dados pessoais, nomeadamente bancários, não consultem nenhum sítio Internet, não executem comandos nem instalem nenhum software a partir de telefonemas não solicitados.

A Microsoft conclui que em qualquer caso de dúvida deve ser contactado o serviço Microsoft de apoio ao cliente para o número 808 22 32 42.

Ainda sem comentários