A Regra 3-2-1

Publicado em 04/04/2013 00:13 em Geral

O Dia Mundial do Backup (cópia de segurança), que decorreu no domingo 31 de Março e foi relativamente ignorado, leva a empresa de segurança Trend Micro a alertar para a necessidade de cumprir a «regra 3-2-1» nos «backups».

A Trend Micro diz que a regra 3-2-1, que traduz as melhores práticas de cópia de segurança, significa que se devem fazer pelo menos três cópias, em dois formatos diferentes e ficando pelo menos uma das cópias num local diferente das outras, para garantir que se mantém um «backup» em caso de acidente (incêndio, inundação ou qualquer catástrofe).

O objectivo é garantir que pelo menos uma das cópias fique a salvo, sublinha.

A companhia recorda que os dados importantes devem ter cópias de segurança porque a sua perda pode implicar prejuízos de todo o género.

A Trend Micro pergunta se os serviços de armazenamento na nuvem são uma alternativa às cópias de segurança e responde: «não, não são».

«Os serviços ‘cloud’ não estão imunes a perdas de dados ou desastres e devem ser considerados apenas como mais uma forma potencial de realizar uma cópia de segurança», sublinha a Trend Micro, embora indique que a nuvem é uma forma mais fácil de ter cópias de segurança fora do local onde os dados estão sedeados.

Ainda sem comentários