Plataforma pagamentos móveis desenvolvida de raiz em Portugal

Publicado em 31/03/2013 00:08 em Geral

Um consórcio de empresas e entidades científicas portuguesas desenvolveu o MobiPag, uma plataforma segura de pagamentos móveis.

O projecto MobiPag, que deverá ser apresentado e testado em Abril na Universidade do Minho, foi promovido pelo Centro de Excelência em Desmaterialização de Transacções (CEDT) e tem como objectivo a realização de pagamentos seguros com dispositivos móveis, nomeadamente smartphones.

Em comunicado, os responsáveis do projecto indicam que este agrupou o Instituto Superior Técnico (IST) a Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e a Universidade do Minho, as empresas Cardmobili, Creative Systems, Multicert, PT e WinTouch, os operadores Optimus, TMN e Vodafone Portugal, os CTT e as entidades bancárias SIBS, BCP, BES, BPI, CGD, Master Card e Visa Europe.

Adiantam que um dos principais objectivos do MobiPag é reduzir a utilização de notas e moedas substituindo-as por transações electrónicas com menores custos e utilizando infraestruturas sem fios.

Os autores do projecto garantem que a tecnologia desenvolvida é totalmente segura, com sistemas de autenticação, e pode ser utilizada em dispositivos diversos com sistemas operativos diferentes.

Afirmam que a solução está preparada para ser exportada e configurada para diferentes países.

Ainda sem comentários