Mercado móvel de quarta geração deve duplicar em 2013

Publicado em 16/03/2013 23:55 em Indústria

O mercado de infra-estruturas de redes móveis LTE – Long Term Evolution deverá quase duplicar em 2013, para ultrapassar folgadamente os 10 mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros), indica a consultora Infonetics Research.

Aquela analista de mercados assinala que em 2012 o LTE foi dinamizado pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, enquanto os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China, as principais economias ditas emergentes) travaram o mercado de infra-estruturas móveis.

Em 2012 o mercado de infra-estruturas de redes de quarta geração móvel cresceu 115%, por efeito do lançamento de novas redes por todo o mundo mas dinamizado pelos EUA, Japão e Coreia do Sul, sublinha aquela firma.

A boa notícia é que os BRIC devem apresentar este ano uma despesa mais forte na quarta geração móvel, observa Stéphane Téral, analista principal da consultora.

A Infonetics assinala que os operadores móveis têm em curso uma segunda vaga de lançamentos de redes LTE.

Cita dados da GSA (associação da indústria de redes de telecomunicações móveis), que indicam que no primeiro mês de 2013 foram lançadas comercialmente 145 redes LTE em 66 países.

A Infonetics afirma que a Ericssom lidera o mercado de redes LTE e a Alcatel Lucent ocupou a segunda posição no ano passado, com o seu melhor trimestre de vendas de equipamentos de rede LTE nos últimos três meses de 2012.

Ainda sem comentários