Jogadores online sofrem 7 mil tentativas de infecção diárias

Publicado em 12/03/2013 00:19 em Segurança Informática

A empresa russa de segurança informática Kaspersky anunciou ter registado uma média diária de 7 mil tentativas de infecção de jogadores online durante o ano passado e indica que em cada dia surgem 5 mil novos programas maliciosos visando jogos online.

A companhia adianta que em média os cibercriminosos enviam a jogadores online 10 mails com links e ficheiros maliciosos, realizam 500 tentativas de infectar utilizadores através de ataques aos navegadores Internet e fazem mais de 50 mil tentativas de redireccionamento de jogadores para sítios maliciosos de aspecto semelhante ao de sítios populares de jogos.

Acrescenta que em 2012 os analistas da Kaspersky registaram mais de 15 milhões de visitas de jogadores a sítios de jogos falsos, com aparência semelhante aos legítimos.

Os dados foram recolhidos pela rede de clientes Kaspersky que reúne milhões de utilizadores dos seus produtos de segurança em todo o mundo.

A companhia de segurança diz que o principal objectivo desses ataques é obter dados pessoais dos utilizadores, como senhas de acesso a jogos ou dados bancários, já que muitos jogadores online fornecem informações bancárias ao registarem-se para comprarem objectos ou actualizações.

Observa que na posse das senhas os cibercriminosos roubam avatares ou objectos para os venderem por dinheiro real e quando conseguem dados das contas ou cartões bancários procuram roubar dinheiro das contas dos utilizadores.

A Kaspersky aconselha os jogadores online a não fazerem downloads de sítios duvidosos, não oficiais, recomenda o uso de cartões de crédito com plafond limitado e avisa os utilizadores para nunca responderem a mensagens electrónicas que pedem informações da conta pessoal ou autorização para aceder aos detalhes da conta, alegadamente enviados pelo servidor de administração do jogo.

Ainda sem comentários