Priberam anuncia integração do FLiP com sistema informático da Redacção da Lusa

Publicado em 20/02/2013 00:58 em Software

A empresa portuguesa de desenvolvimento de software Priberam anunciou que a sua ferramenta linguística FLiP foi integrada com o sistema informático da Redacção da Agência Lusa (O Luna) para revisão de escrita e como corrector ortográfico.

Em comunicado, a Priberam indica que a adopção do FLiP na Lusa foi feita ao abrigo de um acordo de parceira entre as duas empresas que teve como primeiro resultado, em Setembro de 2012, a tradução para português dos códigos IPTC - International Press Telecommunications Council, um modelo de gestão de informação para arquivos de fotos e imagens.

A tecnológica nacional observa que o FLiP instalado na agência portuguesa de notícias é uma versão específica que tem em conta, nomeadamente, o prontuário da Lusa.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, citado no comunicado, sublinha que com a adopção do FLiP pela Agência Lusa a maioria das notícias publicadas em Portugal passam a ser verificadas por aquele produto da Priberam, como já acontece com o Diário da República e com a edição portuguesa do Jornal Oficial da União Europeia.

A tecnológica portuguesa Priberam, fundada em 1989, concebe e desenvolve software nas áreas do processamento computacional da língua, sistemas de bases de dados jurídicos, motores de pesquisa semânticos e de saúde.

Ainda sem comentários