Software malicioso infecta computadores via smartphones

Publicado em 18/02/2013 12:27 em Segurança Informática

A firma de segurança informática Kaspersky alertou para software malicioso que infecta computadores pessoais quando é ligado um smartphone ao PC.

Em comunicado, a Kaspersky salienta que muitos utilizadores de smartphones precisam de libertar espaço nos equipamentos para os tornar mais rápidos e guardam dados dos telefones móveis nos PC.

Acrescenta que a procura de aplicações para agilizar o funcionamento de smartphones gerou um grande aumento da oferta desse tipo de programas mas também uma oportunidade para os cibercriminosos.

A companhia russa destaca que a existência de software para computadores que infecta terminais móveis que a eles são ligados não é novidade, mas agora surgiram aplicações que se executam nos smartphones para infectar os PC a que são ligados.

A Kaspersky garante que encontrou uma aplicação dessas para a plataforma Android, semelhante a uma aplicação popular e com boa pontuação na loja online da Google, mas que, depois cumprir as funções anunciadas, começa a funcionar como vírus.

A aplicação recebe várias ordens do cibercriminoso, entre elas uma que lhe permite descarregar três ficheiros para o cartão SD do telemóvel, que serão executados de forma automática quando o smartphone é ligado a um computador através de USB.

Ainda sem comentários