Um em cada seis PC produzidos quarto trimestre 2012 era iPad

Um em cada seis PC produzidos quarto trimestre 2012 era iPadPublicado em 11/02/2013 23:55 em Equipamentos

Um em cada seis PC produzidos no quarto trimestre de 2012 era um iPad, estima a consultora e analista de mercados Canalys.

A Canalys inclui nestas estatísticas os computadores de secretária e portáteis, que integram o conceito clássico de PC, e os tablets, indicando que um terço dos PC produzidos nos últimos três meses do ano passado eram tablets.

Utilizando aquele conceito, a Canalys diz que a produção de PC aumentou 12% no quarto trimestre, para 134,0 milhões de unidades, representando os tablets cerca de um terço.

A Apple produziu 27 milhões de unidades, entre iPads e computadores Mac, o que permitiu à Apple ultrapassar pela primeira vez a quota dos 20% e liderar o mercado, indica aquela consultora.

Acrescenta que a HP produziu 15 milhões de PC, bateu a chinesa Lenovo por 200 mil unidades e recuperou o segundo lugar, cabendo a cada uma delas uma quota de 11% do mercado. Seguiu-se a Samsung, que teve grande crescimento e atingiu 11,7 milhões de unidades (9% de quota), situando-se pela primeira vez nos cinco primeiros fabricantes e ultrapassando a Dell, que recuou para 9,7 milhões de computadores.

O segmento de tablets cresceu 75% no quarto trimestre do ano passado, para 46,2 milhões de unidades, e atingiu 114,6 milhões de dispositivos produzidos no conjunto de 2012.

A Canalys observa que a entrada da Microsoft nos tablets, com o Surface RT, teve pouco êxito devido ao preço elevado e à deficiente estratégia de canal, não indo além das 720 mil unidades com o sistema operativo Windows RT.

Tim Coulling, analista sénior da Canalys, observa que os fabricantes de hardware estão a ignorar o Windows RT, em parte devido a uma estratégia de preços que não é compatível com a economia do mercado de tablets, acrescentando que se espera que a Microsoft reveja aquela estratégia.

O crescimento da Apple no segmento dos tablets deve-se principalmente à forte procura do iPad mini, com um preço mais acessível e um design compacto.

A Samsung produziu 7,6 milhões de tablets no quarto trimestre, um aumento de 226%, devido à sua capacidade de apresentar produtos em diversas gamas de preços.

A produção dos tablets Kindle Fire, da Amazon, cresceram 18%, para 4,6 milhões de unidades.

Ainda sem comentários